21 de maio de 2011

Intolerância à lactose

----->> O que é?

É uma disfunção no organismo que impede a disgestão da lactose.

A lactose é um tipo de glicídio (açúcar) que existe no leite e nos seus derivados. A intolerância à lactose é a incapacidade do organismo em digerir a lactose provocada pela ausência ou mau funcionamento da enzima lactase que se encontra ou não no intestino.

Quando a lactase não recebe a lactose para digeri-la ela se acumula na flora intestinal para que essa a fermente. Quando a flora intestinal inicia a digestão da lactose produz ácidos e gases orgânicos que acabam provocando acidez de ph 6,0, barulhos no abdômen, diarréia, cólicas, náuseas, vômitos, ardência anal, retenção de água no intestino.

A intolerância pode acontecer por causa da deficiência ontogenética da lactose como dito anteriormente, pela diminuição enzimática que ocorre no primeiro ano de vida, quando existem casos de diarréia prolongada que destrói as células da mucosa intestinal e ainda por deficiência congênita que ocorre por defeitos genéticos que impedem o organismo de produzir a lactase.

Na fase inicial da vida de um bebê, pode-se controlar a intolerância a partir da exclusão do leite e seus derivados que contenham lactose. Já as crianças maiores e os adultos, além de ingerir leite e derivados sem lactose diariamente, podem ingerir em baixas quantidades e em dias alternados.

fonte:tudosobrealergia

Um comentário:

Jupira Buffet disse...

Olás, meu nome é Lídia e tenho uma filha que acabou de completar 10 anos e foi diagnosticada com intolerância a lactose, está muito dificil para conseguirmos uma alimentação boa, pois mesmo trocando pela soja, coisa graças a Deus ela sempre gostou os produtos que que ela gosta como biscoito de polvilho, queijos entre outros ainda contém traços de leite ou contém leite.
Estou meio perdida e gostaria de uma ajuda em relação a alimentação e a substitição de outros.
Obrigada.
Abraços Lídia

Assunto quente...