25 de agosto de 2012

Viajando de Avião com alergia

Planejar férias para quem tem alergia alimentar significa também se preparar para o que vai ser comido durante a viajem de avião.
Na minha opnião, a maioria das empresas aéreas não está preparada para atender às pessoas que tem alergia ao leite de vaca, principalmente porque todo mundo confunde alergia às proteínas com intolerância à lactose. Mas eu acredito que o importante é nós estarmos preparados, então aqui vão algumas dicas para o planejamento estratégico:

- Faça reserva das passagens aéreas com antecedência, preferencialmente no mínimo de 5 dias de antecedência;
- Procure fazer a rerva por telefone, na maioria das vezes é neste momento que você poderá verificar se há opção de cardápio especial para quem tem alergia ao leite de vaca e outros detalhes;
- Ouvi dizer que algumas empresas aéreas fazem uma separação especial para quem tem alergias graves, não permitindo que sejam consumidos alimentos alergenos nas fileiras póximas ao passageiro alérgico, pergunte na hora da reserva se isso está disponível;
- Sempre leve várias opções de lanches, além de ajudar se não houver opção fornecida pela empresa aérea, eles ajudam no caso de atrasos nos vôos, mudanças de companias;
- As empresas aéreas permitem embarque de alimentos na cabine, mas evite os que contenham líquidos, e os que necessitam de preparação, ou até mesmo aquecimento, os aviões não possuem micro-ondas, e aquecer alimentos que não contém leite com outros que contém podem gerar contaminação;
- Em caso de alergia grave leve sempre à mão seus medicamentos (EpiPen, anti-alérgico, anti-histamínico, corticoide), a maioria das companias aéreas não os tem em seus kits de pronto-socorro. Leve também a receita médica para evitar possíveis mal-entendidos por parte da segurança;
- Se a viajem for internacional, levar uma receita médica na lingua inglesa pode ajudar na hora de entrar em outro país com os medicamentos necessários para emergências;
- Quando entrar no avião procure o Chefe de cabine (Aeromoça) e informe que o passageiro tem alergia, isto pode ajudar se houver algum problema inesperado.

Boa viajem..

Nenhum comentário:

Assunto quente...