23 de abril de 2019

O que é Esofagite Eosinofílica

Afinal o que é essa tal de Esofagite Eosinofílica (EoE)??

Descrita pelos médicos como uma inflamação crônica do esôfago, local por onde passam os alimentos, o ar, caracterizada pela presença de eosinófilos no esôfago (tipo de células brancas que compõe o sangue) e tem fundo imuno alérgico.
Esta inflamação pode ter sintomas diversos, e dependem muito da idade do paciente, pois crianças nem sempre sabem descrever o que sentem.

Os principais sintomas são: falta de apetite, dificuldade de engolir, arranhado na "garganta", as crianças demoram muito a comer, dor abdominal, pode envolver vômito, até mesmo a comida pode entalar pois um dos sintomas mais graves é a diminuição do canal de passagem no esôfago.

O diagnóstico é feito por endoscopia com biópsia,  havendo a presença de 15 ou mais eosinófilos por campo de grande aumento – e associada a sintomas acima mencionados.

O causador da Esofagite pode ser um alimento, ácaros, pólen, entre outros milhares de alergenos. Mas note que ele é diferente de um refluxo!

O tratamento pode variar de acordo com cada caso, mas pode consistir em dieta, em caso o causador seja um alimento; pode precisar tomar medicamentos; ou mesmo ambos. O médico é SEMPRE a pessoa mais indicada para orientar o tratamento.

Dra Ariana Yang, chefe do departamento de alergia do Hospital das Clínicas em São Paulo explica melhor sobre esta doença, que muitas vezes pode ser silenciosa.

https://www.facebook.com/alergiacomarianayang/videos/1361484757285411/ 

Nenhum comentário:

Assunto quente...