2 de julho de 2013

O que é Microbioma Humano?

Microbioma é a totalidade dos micróbios e seus elementos genéticos, e as interações ambientais em um contexto particular, nesse caso, o corpo humano. O ser humano tem trilhões de bactérias e vírus distribuídos em várias partes do corpo, e cada indivíduo humano tem um Microbioma único.

O corpo humano adulto e saudável abriga dez vezes mais micróbios que células humanas e esse contingente inclui arqueobacterias (bactérias primitivas), vírus, bactérias e micróbios eucarióticos (que têm o material genético envolto por membrana).
Não imagine que elas são parasitas à espera de uma oportunidade para invadir o organismo humano. Entre outras funções nobres, as bactérias liberam micronutrientes essenciais, energia para o consumo diário, regulam o sistema imunológico e nos protegem contra germes virulentos.
De acordo com a especialista Lita Proctor, os humanos não têm todas as enzimas necessárias para digerir os alimentos. "Os micróbios decompõem grande parte das proteínas, lipídios e carboidratos da dieta e os transformam em nutrientes que podemos absorver."

Estudos do Microbioma humano podem oferecer novas formas de diagnóstico e tratamento de uma ampla gama de problemas de saúde.

Mais informações aqui: Univesp. Dr Drauzio Varella.

Nenhum comentário:

Assunto quente...