26 de setembro de 2013

O inimigo mora ao lado,mas estamos de olho nele

Como lidar com situações sociais onde as pessoas oferecem livremente coisas que contém leite para o seu filho?
Eu já passei por mil situações destas:
- Na festinha a garçonete traz bolinha de queijo e oferece para minha pequena alérgica.
- Numa reunião de família na mesa de entradas tem queijo picado.
- Num jantar entre amigos o menu é pizza.
- Na escolinha o colega oferece o biscoito recheado de chocolate ao leite dele.

Eu poderia citar diversas situações, que você já passou, ou vai passar com o seu seu alérgico e não existe saída mágica para ela.
Temos de preparar a criança alérgica para não ter medo de dizer não obrigada, sem se sentir diminuída, se ter pena de si mesma.
Como fazer?
Explique para a criança o que ela tem, sem rodeios ou medos, ela vai compreender que aquilo não lhe fará bem e aprenderá a aceitar.

Sempre que puder explique para os amigos, pais de amiguinhos que a sua criança tem alergia, o que pode acontecer e que ela ficaria muito feliz se ela fosse incluída no jantar organizado.

Peça ajuda para os familiares, às vezes as pessoas mais antigas tem dificuldade em acreditar que a alergia existe, mostre reportagens, livros, leve junto com você ao médico, porque nada pior do que avó ou avô sabotando um tratamento.

Quando for a festinhas em Buffet procure o gerente, veja se existem opções para a sua criança alérgica, se não houver ajude a criança a dizer o não obrigada e diga que vocês foram lá mesmo é pra brincar!

Nenhum comentário:

Assunto quente...