11 de setembro de 2010

Traços de Leite de Vaca

Para as pessoas alergicas à alimentos existe um termo chamado Traços.
Traços é quando durante a preparação de um alimento ele é "contaminado" com pequenas partes de outro.
Vamos exemplificar para ficar mais claro:
- Quando se corta um queijo e se usa a mesma faca, sem ser lavada, para cortar uma carne, cria-se traços de leite na carne.
- Quando se prepara biscoitos sem leite na mesma máquina que se faz os com leite. Na Bauducco por exemplo todos os Biscoitos e torradas contém traços de leite de vaca.
- Numa chapa, quando se prepara algo que vai queijo, e não se limpa a chapa, e então se prepara algo sem leite, como carne.

Há uma infinidade de formas de gerar os traços, mas a pergunta é porque isso é importante?
Infelizmente para algumas pessoas alérgicas os traços fazem muito mal, eles podem desencadear o inicio de um processoa alergico, e muitas vezes a pessoa nem consegue identificar o motivo, pois nem sabia que haviam os tais traços.

Hoje já existe uma lei que obriga todos os produtos identificarem que contém Gluten, mas infelizmente nem todos os produtos indicam terem traços de leite.
E algumas vezes produtos que não tinham traços podem passar a ter, é o caso do Mucilon em pó, que antigamente era livre de traços e hoje fabricado numa máquina mais moderna passou a ter.

E quando se trata de ir à um restaurante sempre pergunte como foi preparado o alimento antes de consumir, e explique o motivo, pois muitas vezes as pessoas não entendem e não levam à sério os traços, gerando desconforto à pessoas alergicas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...