13 de abril de 2015

Conceito de alergia

Ontem estava lendo uma reportagem na revista Luxo e achei que seria muito relevante o texto que aqui transcrevo na íntegra:

"O conceito de alergia é uma dúvida para a maioria das pessoas"escrito por Dr. Enio Zyman, especialista pela Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia.

"Quase todas as pessoas já tiveram um sintoma alérgico ou que parecesse alérgico, porém poucas pessoas entendem o que vem a ser ALERGIA.
Todos nós temos um sitema de defesa chamado sistema imunológico, que reage rapidamente quando entramos em contato com vírus, bactérias e parasitas utilizando os nossos glóbulos brancos, chamados leucócitos e produzindo anticorpos, chamados imunoglobulinas.
A alergia é considerada uma reação de hipersensibilidade em que o sistema imunológico reage de forma exagerada produzindo substâncias como a histamina, que nos levam a sintomas como coceiras, falta de ar e distúrbios digestivos. Os principais quadros alérgicos são a asma, bronquite, rinite, as dermatites alérgicas, como dermatite atópica, dermatite de contato, as urticárias e ecsemas.
O diagnóstico das causas de alergia é baseado nos relatos do paciente, complementados por testes alérgicos e por exames laboratoriais que detectam anticorpos alérgicos específicos.
Os principais alergizantes são: proteínas do leite de vaca, proteínas alimentares do ovo, do peixe, soja, amendoim, castanhas, crustáceos, o pó doméstico, os ácaros da poeira, fungos e medicamentos, porém existem centenas de possíveis alergenos de modo que as baterias de testes alérgicos mais completas podem ter dezenas de elementos a testar.
O tratamento das alergias baseia-se na exclusão dos alergizantes quando possível e principalmente a dessensibilização específica em que utilizam-se vacinas que serão ministradas por meses ou até anos, fazendo com que a sensibilidade alérgica diminua e o sistema imunológico passe a trabalhar a nosso favor.
Este resultados nem sempre são considerados cura definitiva da alergia, porém atingimos um controle adequado dos sintomas alérgicos e uma melhora importante da qualidade de vida."

fonte: revista Luxo #1 ano 6  Out/Nov 2014.

Nenhum comentário:

Assunto quente...