13 de maio de 2020

Dermatite atópica

Dermatite Atópica (DA), ou eczema atópico, é uma doença inflamatória crônica na pele, causada por um desequilíbrio do sistema imunológico e ocorre a partir do aumento da liberação de duas citocinas – substâncias liberadas pelo sistema imunológico para regular as reações inflamatórias e de defesa do organismo. Com o descontrole da liberação, há um processo inflamatório exacerbado.

Além da resposta exagerada do sistema imune, a doença também tem em sua gênese uma falha na barreira cutânea, espécie de escudo natural que garante a integridade da pele.

Os principais sintomas são pele seca, coceira, lesões vermelhas em alto-relevo, descamação  sobretudo quando exposta a fatores alérgicos clássicos ou elementos “agressores” e é mais comum em crianças, pois a pele costuma ser mais fina e, consequentemente, mais delicada, mas também pode acometer adultos, segundo a chefe do Ambulatório de Dermatite Atópica do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC-USP), Dra. Ariana Campos Yang.

O diagnóstico da dermatite é o que os médicos chamam de eminentemente clínico.
“Examinamos o indivíduo e colhemos sua história. Não há necessidade de biópsias ou testes complexos”, tranquiliza Ariana. Por meio de alguns escores, que levam em conta a extensão e a gravidade das lesões, bem como o impacto físico e social, o profissional pode definir se a enfermidade é leve, moderada ou grave. É com base nisso que se determina o plano de ação.

Dicas para melhorar:
- Evite banho muito quente.
- Evite sabões anti-sépticos, os neutros, ou de bebês são os melhores.
- Mantenha a pele hidratada. De preferência com cremes sem perfume, se possível indicados pelo médico.
- O sol pode ajudar, mas evite exageros.
- Evite coçar.
- Procure um alergista para encontrar um diagnóstico.

Fontes : guiadafarmacia.com.br -   saude.abril.com.br/  - drauziovarella.uol.com.br

Nenhum comentário:

Assunto quente...