6 de maio de 2020

Viajando com o alérgico: Ceará 2019

Em Julho de 2019 decidimos fazer uma viagem para o Ceará.

Eu gosto de verão, praias. Então sempre que podemos, os nossos planos de viagem são para locais que tenham estas opções.
Vista Barraca Beach Place
No Nordeste do Brasil nós sempre somos muito bem recebidos nos restaurantes. Ao chegar, procuramos a equipe da cozinha, explicamos a alergia ao leite de vaca com detalhes, e conseguimos comer bem.
Mas é importante sempre conversar com o cozinheiro/a!

Aqui o roteiro de alguns lugares que visitamos. Saímos de São Paulo e fomos para Fortaleza, lá pegamos um carro alugado e nos dirigimos para:
Aquiraz  - 6 dias em um apartamento alugado pelo Airbnb.
A pequena cidade de Aquirraz onde fica o complexo aquático tem estrutura de restaurantes, mercado, farmácias, padaria. Tudo funcional para ficar em apartamento, ou se preferir em Hotel.
Visitamos o Parque Aquático por 3 dias.
O Beach Park é muito divertido e minhas filhas adoram. Quando fomos a melhor opção custo-benefício era o de 3 dias.

Perto de Aquirraz tem a Barraca de praia Beach Place - Tem Restaurante com chuveiros,  cadeiras e mesas com guarda-sol.
Também aproveitamos a proximidade e visitamos em outro dia a Praia de Águas Belas e curtimos um fim de tarde por lá.

Taiba - Restaurante Saravah
Praia de Morro Branco.  A famosa praia das areias coloridas, lá é possível fazer passeio de buggy.

Taiba -  4 dias em um apartamento alugado pelo Airbnb
Praia Taíba é linda e tem ao seu redor vários passeios.
Gostamos muito do restaurante Saravah, que nos serviu um moqueca mista maravilhosa.

Visitamos também as lagoas nomeadas de Lençóis Cearences. Lindos, vale a visita, mas não tem estrutura pra passar o dia todo.
Flecheiras
Flecheiras - 4 dias em um Hotel
Flecheiras é simplesmente encantadora, na parte central tem três grandes barracas de praia que abrem dia e noite, com total infra-estrutura.
Eu gostei muito da Barraca da Maré alta, garçons atenciosos e serviço de cozinha impecável para quem tem alergia.

Alí perto fica Mundau que tem um porto de encontro do Rio com o mar, de onde saem passeios de barco para ver o Manguezal. Dê preferencia para ir pela manhã.

Praia de Cumbuco  é bem próximo de Fortaleza, e foi onde escolhemos parar para almoçar no nosso caminho de volta. Visitamos a barraca Velas do Cumbuco, que tem excelente estrutura para se passar o dia, e comida bem servida.

Sorveteria 50 sabores
Fortaleza 3 dias - Flat Alugado no centro pelo Airbnb

Finalmente retornamos à capital, Fortaleza.
Aproveitamos um dia e fizemos compras de roupas de banho na Av Monsenhor Tabosa, local tradicional de moda praia, almoçamos um churrasco no restaurante Varanda Tropical e então de tarde visitamos o Centro Dragão do Mar.
À noite visitamos a Feirinha de artesanato, onde podemos comprar lembranças para os familiares.
No dia seguinte visitamos o mercado de peixe, onde comprei lagosta e camarão para fazer no apto e aproveitamos e tomamos sorvete na tradicional Sorveteria 50 sabores, que tem opções sem leite de vaca.
 Eu sempre uso alguns aliados no meu planejamento:
- Google maps, para ver as distâncias de um lugar para o outro, ver como são os locais.
- Airbnb, para escolher locais onde ficar.
- Tenho um app de notas (Evernote), onde anoto tudo referente à viagem.
- Sempre levo meus cartões de alérgico.
- Monto uma lista de compras, menu com opções de comidas e lanches.