6 de maio de 2020

Viajando com o alérgico: Ceará 2019

Em Julho de 2019 decidimos fazer uma viagem para o Ceará.

Eu gosto de verão e praias... Então sempre que podemos, os nossos planos de viagem são para locais que tenham estas opções.
Vista Barraca Beach Place
No Nordeste do Brasil nós sempre somos muito bem recebidos nos restaurantes, mesmo com alergia alimentar.
Ao chegar em um restaurante, procuramos a equipe da cozinha, explicamos a alergia ao leite de vaca com detalhes, e conseguimos comer bem.
Mas é importante sempre conversar com o cozinheiro/a!

Aqui segue o Roteiro de alguns lugares que visitamos:
Saímos de São Paulo e fomos para Fortaleza de avião, lá pegamos um carro alugado e nos dirigimos para:
Aquiraz  - 6 dias em um apartamento alugado pelo Airbnb.
A pequena cidade de Aquirraz onde fica um complexo aquático, tem estrutura de restaurantes, mercado, farmácias, padaria. Tudo extremamente funcional para ficar em apartamento, ou se preferir em Hotel.
Visitamos o Parque Aquático por 3 dias.
O Beach Park é muito divertido e minhas filhas adoram. Quando fomos a melhor opção custo-benefício do parque era o de 3 dias.

Perto de Aquirraz tem a Barraca de praia Beach Place - Tem Restaurante com chuveiros,  cadeiras e mesas com guarda-sol.
Também aproveitamos a proximidade e visitamos em outro dia a Praia de Águas Belas, que também tem barracas de praia com estrutura para passar o dia e curtimos um fim de tarde por lá.

Taiba - Restaurante Saravah
Praia de Morro Branco é famosa por suas areias coloridas, onde é possível fazer passeios de buggy pelas dunas e praias do entorno.

Taiba -  4 dias em um apartamento alugado pelo Airbnb.
Praia de Taíba é linda e tem ao seu redor vários passeios.
Gostamos muito do restaurante Saravah, que nos serviu uma moqueca mista maravilhosa sem leite de vaca.

Visitamos também as lagoas nomeadas de Lençóis Cearenses. Lindos, vale uma visita, mas ainda não tem estrutura pra passar o dia todo.

Flecheiras
Flecheiras - 4 dias em um Hotel.
Flecheiras é simplesmente encantadora, na parte central tem três grandes barracas de praia que abrem dia e noite, com total infraestrutura.
Eu gostei muito da Barraca da Maré alta, garçons atenciosos e serviço de cozinha impecável para quem tem alergia.

Ali perto fica a praia de Mundau que tem um porto no encontro do Rio com o mar, de onde saem passeios de barco para ver o Manguezal, descer num escorregador que termina no rio, ou descer as dunas numa pequena prancha tipo "skybunda".
Dê preferência para ir pela manhã.

Praia de Cumbuco  é bem próximo de Fortaleza, e foi onde escolhemos parar para almoçar no nosso caminho de volta. Visitamos a barraca Velas do Cumbuco, que tem excelente estrutura para se passar o dia, incluindo piscina, barracas de praia e comida bem servida.

Sorveteria 50 sabores
Fortaleza 3 dias - Flat Alugado no centro pelo Airbnb

Finalmente retornamos à capital, Fortaleza.
Aproveitamos um dia e fizemos compras de roupas de banho na Av Monsenhor Tabosa, local tradicional de moda praia. Almoçamos um churrasco no restaurante Varanda Tropical e então de tarde visitamos o Centro Dragão do Mar.
À noite visitamos a Feirinha de artesanato, onde compramos algumas lembranças para os familiares.
No dia seguinte visitamos o mercado de peixe, que fica no final da praia de Iracema, onde comprei lagosta e camarão para fazer no apartamento no dia seguinte e aproveitamos e tomamos sorvete na tradicional Sorveteria 50 sabores, que tem opções sem leite de vaca.

Eu sempre uso alguns aliados no meu planejamento:
- Google maps, para ver as distâncias de um lugar para o outro, ver como são os locais.
- Airbnb, para escolher locais onde ficar.
- Tenho um app de notas (Evernote), onde anoto tudo referente à viagem.
- Sempre levo meus cartões de alérgico.
- Monto uma lista de compras, menu com opções de comidas e lanches.
- Pesquiso hospitais no entorno para casos de emergência.