19 de maio de 2020

TPO - Teste de Provocação Oral

Teste de Provocação Oral, também conhecido como TPO, é um teste para fechar o diagnóstico de pacientes com alergia alimentar.
Apesar de ser muito eficiente, somente poucos médicos o utilizam.


O teste consiste na oferta progressiva do alimento suspeito (alérgeno) e/ou placebo, em intervalos regulares, sob supervisão médica, para monitoramento de possíveis reações clínicas, após um período de exclusão dietética, necessário para resolução dos sintomas clínicos.

Pode ser indicado em qualquer idade e com os seguintes objetivos:
– Confirmar ou excluir uma alergia alimentar;
– Avaliar a aquisição de tolerância em alergias alimentares potencialmente transitórias como a do leite de vaca, do ovo, do trigo ou da soja;
– Avaliar reatividade clínica em pacientes sensibilizados e nos com dieta restritiva a múltiplos alimentos;
– Determinar se alérgenos alimentares associados a doenças crônicas podem causar reações imediatas;
– Avaliar a tolerância a alimentos envolvidos em possíveis reações cruzadas; e
– Avaliar o efeito do processamento do alimento em sua tolerabilidade.

“A decisão da escolha do TPO e do momento de sua execução podem ser influenciados pela história clínica, idade, tipo de sintoma, tempo da última reação, resultados dos testes cutâneos e/ou dos níveis séricos de IgE específicas, bem como pelo valor nutricional do alimento e pela preferência do paciente e de seus familiares. Todos esses fatores relacionados ao TPO são importantes e serão apresentados durante o 46º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, familiarizando o alergista e desmistificando o procedimento”, explica Dra. Jackeline.

Sempre consulte um médico alergista para fechar o diagnóstico, e principalmente para fazer testes de provocação oral, que podem, em caso de reações graves, causar anafilaxia.

Fonte: asbai.org.br – Dra. Jackeline Motta Franco, membro do Deptº Científico de Alergia Alimentar da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI)


#ALPV #alergiaAlimentar #semLeiteDeVaca #Alergia #semanaAlergiaAlimentar #Allergy #worldAllergyWeek #FoodAllergy #poenorotulo #alergialeitedevaca

Nenhum comentário:

Assunto quente...