22 de fevereiro de 2012

Comendo fora com alergicos ao leite de vaca

Não é simples comer fora de casa quando se tem alergia alimentar, se a alergia for ao leite de vaca, a situação fica ainda mais delicada.
Primeiro porque quase todos os alimentos tem leite, seus derivados ou são processados junto com os que tem leite, causando os traços de leite.
Segundo porque a maioria das pessoas não tem a menor idéia do que significa a alergia, ou mesmo que por exemplo margarina, queijo, manteiga possam desencadear reações que podem levar pessoas ao hospital ou o que é anafilaxia.

Em muitos restaurantes é comum se usar manteiga, ou margarina para "desenformar" o arroz, o que o deixa mais soltinho, mas geralmente não é incluido na lista de ingredientes da receita do arrroz, o restaurante "Viena" é um deles.
Sucos também podem ser perigosos, a "Limonada Suíça" é comumente adoçada com leite condençado, assim como o suco de cupuaçu e até mesmo, pasme suco de caju. Um suco de caju causou a primeira anafilaxia da minha filha.
As chapas de muitos restaurantes estão cheias de queijo, e mesmo uma limpesa superficial não resolve o problema para a maioria dos alérgicos ao leite.

Então quando sair para comer fora, procure o chef, ou nutricionista, ou mesmoo o cozinheiro e explique detalhadamente que não pode ingerir leite, manteiga, margarina, queijo, nem seus traços, se possível explique as reações que você tem, pois assim você consiguirá com que eles tenham maior cuidado com os alimentos preparados para o alergico.
Outra sujestão que eu inclusive já mencionei aqui é fazer cartões de visita com os alergenos e com detlhes sobre os traços para serem entregues. Eles ajudam aos funcionários a não esquecerem dos ingredientes que o alergico não pode, e como não contaminar o alimento que será preparado..

Um comentário:

Vívian Mascarenhas disse...

Desafio enorme! As pessoas não são educadas para a restrição ao leite, não tem conhecimento nem acreditam em tal gravidade. Ufff! Mãe de um alérgico, passo por todas essas dificuldades no dia a dia, com o compromisso de educar quem está a minha volta para assegurar a proteção à saúde do meu filho.

Assunto quente...